Questões? Telefone para o 3337232 / 49

BannerNav 000

cristinaNa manhã desta quinta feira, o Ministério da Justiça através da Direção Geral da Política da Justiça (DGPJ) em pareceria com o Escritório das Nações Unidas sobre a Droga e Crime (ONUDC), procedeu à realização de uma mesa redonda para assinalar o dia 30 de julho, “Dia contra o Tráfico de Pessoas”, sob o lema “Uso e Abuso das Tecnologias”.

A Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, sublinhou o papel devastador que têm hoje as redes sociais e a Internet, de modo geral, na facilitação das práticas de crimes transnacionais, sendo utilizados no tráfico de pessoas para abordar vítimas, persegui-las e capturá-las.

É de realçar que a situação da pandemia, em 2020, incitou o aumento considerável de casos de tráfico de pessoas, devido principalmente ao uso da internet como meio para cometer este tipo de crime durante o confinamento.

A Governante realçou também que o país “encontra-se alinhado às Políticas Internacionais, tendo aderido à Convenção de Mérida, à convenção de Palermo, à repressão e punição do tráfico de pessoas e, desde 2017, à Campanha Coração Azul realizado em parceria com o ONUDC”.

“O Ministério da Justiça planificou para este presente ano, um conjunto de ações relacionadas com o tráfico de pessoas, nomeadamente a avaliação do primeiro Plano Nacional de luta contra o Tráfico de pessoas, a aprovação de uma Resolução no sentido de criar o Observatório de identificação rápida de situações de tráfico de pessoas, ações de sensibilização das comunidades…”, acrescentou a Ministra.

Na luta contra este flagelo, o Governo de Cabo Verde através do Ministério da Justiça tem contado com entidades ligadas à luta contra o Tráfico de Pessoas nomeadamente a ONUDC e a Embaixada dos EUA.

Em Cabo Verde, o Ministério Público registou no seu Relatório Anual 2020/2021, 13 casos de Tráfico de pessoas nas ilhas de Boa Vista, São Vicente, Sal e na cidade da Praia.

#ministériodajustiça

#GovernodeCaboVerde

#TráficodePessoas

#endhumantrafficking

#humantraffickingawareness

Contactos

Direção-Geral de Política de Justiça

 
Rua do Funchal - A.S.A
Praia C.P. 275
Santiago Cabo Verde
 

Newsletter

Redes Sociais

social Icons